quinta-feira, 6 de junho de 2013

Ao meu mestre, com carinho...

A leitura e a escrita sempre fizeram parte da minha vida estudantil. Como toda adolescente, adorava escrever cartas e depoimentos, que ficavam secretamente guardados.
Já no ensino médio, tinha um professor de literatura, o qual admirava muito e me influenciou nas decisões sobre livros a ler. Todos os livros e filmes por ele recomendados eram pelo menos investigados. Foi um tempo muito bom.
Eu tinha uma preferência muito grande pela literatura brasileira, o que me fez ler alguns autores, entre eles: Jorge Amado, Érico Veríssimo, Machado de Assis, Carlos Drumond de Andrade, Vinícius de Moraes e outros que nem me lembro.
Minha preferência, sem dúvida nenhuma, era por Érico Veríssimo e li todas as suas obras. Isso foi de grande importância em um dos vestibulares que fiz, onde todas as questões de literatura eram sobre suas obras.
A leitura foi muito importante na construção do meu conhecimento da língua portuguesa, pois confesso que as regras gramaticais nunca foram o meu forte.
Hoje estou relendo Incidente em Antares de Érico Veríssimo, recordando tempos de adolescência e convido a todos para se deliciarem com essa obra maravilhosa.
Aproveito esse momento para fazer uma singela homenagem ao mestre Paulo Henrique Macambyra, meu professor de literatura.


 Até mais,

Professora Rogéria Gomes




Atividade de Produção de texto

Realizo sempre uma atividade de produção de texto, que é muito legal. Pode ser aplicada a qualquer série e por qualquer disciplina.
Peço aos alunos que dobrem uma folha de sulfite ao meio e escrevam, a mão, o seu primeiro nome. Depois, recortam o nome e abrem o recorte. O recorte forma alguma coisa, que eles deverão decorar. Normalmente um animal, uma pessoa, um mostro, etc, de acordo com a imaginação de cada um.
Depois de recortado e pintado, esse desenho torna-se o personagem principal de uma história que os alunos deverão produzir.
Normalmente peço a eles que produzam um texto relacionado ao tema que está sendo devolvido em aula.
Fica muito bacana e me surpreendo com algumas histórias.

Montamos um painel, que fica lindo.

Bom trabalho e boas surpresas...

Professora Rogéria Gomes


Nenhum comentário:

Postar um comentário