sábado, 8 de junho de 2013

Minha descoberta para o mundo da leitura



   Meu nome é Raqueli moro em Taquarituba sou professora de Biologia(licenciatura plena),Matemática e Ciências(licenciatura curta), meu gosto pela leitura veio quando ainda pequena, minha mãe, meu pai, eu e meus irmãos sentávamos toda noite para ler a Bíblia, era muito gostoso, eu nem sabia ler direito, ela pedia pra gente ler depois interpretava a leitura, pois era difícil de entender. Minha avó também contava muitas histórias que dava asas à imaginação.

       Já no ensino fundamental tinham vários romances que os professores pediam para ler, a maioria era de aventura, era muito legal viajar nas histórias relatadas ali em cada livro. Um livro que marcou muito minha infância foi “a ilha perdida”, depois no colegial livros literários, que tinham que ser lidos, pois caiam em vestibulares, logo na faculdade mais livros.
       Hoje dou aulas de Matemática, Ciências e Biologia, imaginem só a quantidade de textos e livros que tenho que ler, para aprimorar meus conhecimentos sobre determinada disciplina e me atualizar.
     Também influencio meus filhos e meus alunos a lerem, falo pra eles que a leitura faz parte da vida, faz com que a pessoa melhore seu vocabulário, conhecimento, aprendizagem, e escrita.

    Lembram-se dessa coleção de livros? Quem já leu um desses? Acho que a maioria das pessoas pelo menos da minha época leu alguns desses livros.



Tecnologias da informação em Matemática



        Com o auxílio dos computadores, calculadoras, vídeos, jogos, há permissão de simulações para a realidade na vida das pessoas, os alunos ficam mais empolgados com o uso desses recursos, claro que sempre com o monitoramento do professor para uma melhor aprendizagem dos mesmos, a aula fica diferenciada sai da rotina de lousa e giz, eles dão mais valor para aquele conteúdo que muitas vezes é visto como sendo um “bicho de sete cabeças”.
         O computador permite: conhecimento por simulação, trabalho com software específico, apoio para o ensino (banco de dados, elementos visuais), o aluno aprende com os erros, aprende junto com os colegas, troca suas produções, comparando-as com a dos outros.
        O jogo é uma atividade natural no desenvolvimento dos processos psicológicos básicos, porém demanda exigências, normas e controle. Os jogos permitem vivenciar situações que se repetem, aprender a lidar com símbolos, o fazer e o compreender juntos, desafio que provoca no aluno interesse e prazer.
       A calculadora é um instrumento motivador na realização de tarefas, verificador de resultados, corretor de erros e de autoavaliação.
       O uso de vídeos e data show também são de muito valor, como aprender tabuada de um modo diferente como nossa amiga Amanda postou no blog o vídeo “tabuada cantada”, tem vários vídeos de apoio ao professor para fazer com que sua aula seja uma “magia dos números”...   
                                                                                                                                        
                                                                                                                       
                                                                                                      Professora Raqueli Garcia



Nenhum comentário:

Postar um comentário